WhatsApp

Blog DDZarabatana

Conheça os tipos e sintomas da dengue


conheça os principais tipos e sintomas da dengue
7 de março de 2019

Não é de hoje que o assunto da dengue tem se tornado pauta nos jornais e revistas, no entanto, nem todo mundo conhece os diferentes tipos de dengue e seus sintomas. Entender um pouco sobre a doença é essencial para buscar um tratamento desde o início, por isso a DDZarabatana trouxe os principais tipos e sintomas da dengue que existem no Brasil.

Tipos de dengue

  • Tipo 1 (DENV-1): surgiu no Brasil em 1986
  • Tipo 2 (DENV-2): surgiu no Brasil em 1990
  • Tipo 3 (DENV-3): surgiu no Brasil em 2000, sendo o mais comum até 2016
  • Tipo 4 (DENV-4):  surgiu no Brasil em 2010 no estado de Roraima

 

 

Quatro maneiras de manifestar a dengue

 

  • Infecção Inaparente:

É quando os sintomas quase não se manifestam, a pessoa sente que está tendo apenas um mal estar leve.

  • Dengue clássica:

É o mais comum e possui como sintomas febre alta e repentina (39° a 40°), dores pelo corpo e na cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas avermelhadas na pele, as vezes a pessoa ainda adquire vômitos e diarreia.

Nesse tipo de dengue não há risco de morte e o tratamento pode ser feito de casa.

  • Dengue hemorrágica:

É a forma mais grave da doença. Os sintomas iniciais são parecidos com os da dengue clássica, e somente após o terceiro ou quarto dia surgem hemorragias causadas pelo sangramento de pequenos vasos da pele e outros órgãos.

Na dengue hemorrágica, ocorre uma queda na pressão arterial do paciente,  o que pode ocasionar e quedas. Por ser mais grave essa doença é tratada em hospitais.

  • Síndrome do choque da dengue: 

É a complicação mais séria da dengue hemorrágica. Nela o paciente sente uma grande queda ou ausência de pressão arterial, acompanhado de inquietação, palidez e perda de consciência.

Uma pessoa com febre hemorrágica da Dengue corre o risco de entrar em choque hipovolêmico que é a situação onde o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo devido a sua pouca quantidade no organismo. Essa perda de sangue acontece devido às hemorragias causadas pela Dengue hemorrágica que não sendo tratada pode levar a morte.

 

A DD Zarabatana te ajuda no combate a dengue.

Para evitar a doença é necessário todo o cuidado para a eliminação do mosquito Aedes aegypti. A DD Zarabatana te ajuda na  manutenção e limpeza de caixa d’água e na eliminação de pragas urbanas, entre em contato com a DD Zarabatana  no  (67) 3365-0329. Envie um Whatsapp pelo (67) 98439.8416. Ou se preferir entre em contato por e-mail pelo formulário de contato:  http://www.ddzarabatana.com.br/contato/.

 

 

Voltar Entre em Contato